ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD

Elaine Vasquez Ferreira de Araujo, Márcio Luiz Corrêa Vilaça

Resumo


: Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania.

Palavras-chave


PNLD, Letramento Digital, Livro Didático

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat