ENSINO DE LITERATURA: DIÁLOGO ENTRE BEST-SELLER E CÂNONE NA SALA DE AULA

Luzimar Silva de Lima, Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Resumo


O presente artigo problematiza o ensino de literatura na escola a partir de reflexões que trazem a necessidade da percepção do jovem leitor dentro de suas subjetividades leitoras. Compreendemos o ensino de literatura na escola como um processo que parte das leituras conhecidas para as desconhecidas pelos alunos. seguimos, neste trabalho, um percurso que traz, inicialmente, a problematização do ensino de literatura considerando os leitores, os best-sellers, o cânone e a escola. Em seguida, apresentamos uma sequência didática que demonstra ser possível partir de um best-seller para uma obra canônica, atividade válida na formação do leitor literário, respeitando seu repertório de leitura, ou seja, um trabalho que privilegia a ampliação e elevação sensível dos leitores em ambiente escolar. Para tanto, foram basilares os estudos de Abreu (2006), Petit (2008), Bordini e Aguiar (1993), Cândido (1988), Reimão (1988), entre outros. Portanto, esperamos trazer contribuições no sentido de se pensar um olhar mais acolhedor às leituras que os alunos realizam para além do cânone.

Palavras-chave


Ensino de literatura. Best-sellers. Cânone

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