LAMPIÃO & LANCELOTE, DE FERNANDO VILELA: UMA EXPERIÊNCIA INTERMIDIAL E INTERARTÍSTICA PARA LEITORES INFANTO-JUVENIS

Maria Cristina Cardoso Ribas, Rosana da Silva Malafaia

Resumo


Este trabalho pretende analisar a história de Lampião & Lancelote, escrito por Fernando Vilela, a partir de uma abordagem intermidiática e transcultural. Partindo da tessitura narrativa, tomamos contato com poema épico da literatura medieval cujo texto-base é a Literatura de Cordel. Seguindo este caminho, apresentamos algumas reflexões de autoria de Câmara Cascudo (2006), Rodrigues-Pinto (2011), Tavares (2009) e Debs (2014) para compreender a leitura transcultural da narrativa e a abordagem intermidial e interartística de acordo com Clüver (2007), Rajewsky (2012) e Ribas (2017). A partir deste ponto, o livro de Fernando Vilela apresenta um vasto campo de conhecimento para os leitores infanto-juvenis, oferecendo a eles incontáveis possibilidades significativas para atravessar caminhos singulares de reler a tradição clássica e a herança popular sem estabelecer hierarquias humanas e exclusão social. A história de Lampião & Lancelote desperta o modo de ver dos jovens leitores promovendo a experiência da mistura de artes, mídias, tradições e herança cultural.

Palavras-chave


Literatura infanto-juvenil; Literatura de Cordel; Intermidialidade

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