RECONCEITUANDO EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM MODELO DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Terry Lamb, Murilo Jardelino da Costa

Resumo


Hoje, a educação realiza-se em um contexto que se transforma rapidamente. Fala-se muito da demanda por uma cidadania fundamentada em letramentos matemático e linguístico, e de uma maior conscientização das questões de equidade e inclusão. Além disso, a educação e a pesquisa educacional estão sendo consideradas mais responsáveis por seus efeitos. Muitas pesquisas educacionais passaram a apelar para as noções de 'social' e 'cultural' para abordar problemas cada vez mais visíveis no ensino e na aprendizagem e explicar o fracasso da educação em produzir esses cidadãos letrados tanto em relação aos números quanto às línguas. No entanto, receio que nem sempre se reconheça a complexidade para se trabalhar com os termos "social" e "cultural". À medida que avançamos no âmbito social, devemos estar cientes de que encontramos a sociedade como comunidades organizadas e ordenadas e devemos trabalhar com a sociologia e os estudos culturais como formas de teorizar a estrutura e o funcionamento da sociedade humana, em conjunto com seus textos e artefatos. Todos esses aspectos são abordados neste ensaio.

Palavras-chave


Educação linguística; Educação intercultural; Interculturalidade

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