Da alfabetização ao letramento: os textos no texto

Cristina Novikoff, CLARISSA TEIXEIRA KAUSS

Resumo


Este artigo discute a interação entre a alfabetização e o letramento pela intertextualidade como estratégia de ensino de um novo paradigma da educação – a emergência do conhecimento-emancipação (SANTOS, 2000). Parte-se da premissa de que o letramento e a alfabetização, sendo partes de um mesmo processo de aprendizagem são indissociáveis e específicos (SOARES, 2004), cabendo à intertextualidade um papel importante na superação do analfabetismo. Assim, objetiva-se sinalizar as possíveis contribuições que a intertextualidade pode, efetivamente, trazer para a alfabetização e o letramento, considerando a dinâmica social contemporânea que influencia e sofre as consequências no ambiente escolar. Portanto, faz-se neste texto a distinção, mas não separação desses conceitos, que dentro do processo dinâmico não possui necessariamente um fim. O trabalho ancora-se teoricamente em autores e pesquisadores como Koch e Elias (2011), Soares (2004, 2006), Colello (2004), Koch (2002) e Ferreira (2001), entre outros que discutiram ou discutem tais processos, agregando valores na/para a educação.


Palavras-chave


Intertextualidade; Alfabetização; Letramento

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat