A TENDÊNCIA IMPRESSIONISTA NA OBRA CANAÃ, DE GRAÇA ARANHA

Bárbara Del Rio Araújo

Resumo


Este artigo mostra como a representação sensorial e a construção metafórica apontam para uma tendência impressionista na obra Canaã. O objetivo é revelar que, assim como Graça Aranha, o romance estava em sintonia tanto com as vanguardas europeias quanto com a discussão sobre o Brasil. Nesse aspecto, é possível dizer que o livro, em consonância com seus escritos filosóficos, configura um processo de renovação estética e, em função disso, desenvolve uma dialética entre os aspectos nacionais e o modelo europeu. Diante de um processo de adaptação, a introdução da vanguarda impressionista oferece um aprofundamento das questões brasileiras, sendo portanto autêntica. A fortuna crítica, especificamente José Garbuglio e José Paulo Paes, percebeu traços vanguardistas na narrativa, entretanto se limitou ao associar essa característica ao pré-modernismo. A intenção desse trabalho é partir dessa revisão bibliográfica para mostrar que a obra apresenta, sobretudo na construção cênica, uma tentativa de ativismo artístico e político

Palavras-chave


Vanguardas no Brasil. Impressionismo. Canaã.

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