CONSTRUÇÃO PREDICATIVA DE ESTADO E DE MUDANÇA DE ESTADO: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA À LUZ DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES

Bruna Gois Pavão Ferreira

Resumo


Este artigo visa a discutir o ensino da construção predicativa de estado e de mudança de estado, formada pelos chamados verbos de ligação, de acordo com a tradição gramatical, estudos linguísticos, sites de ensino de língua portuguesa e livros didáticos no Português Brasileiro, buscando-se explorar a identificação das nuances sintáticas, semânticas, pragmáticas e discursivas que esse tipo de construção apresenta (FERREIRA, 2015; 2019), com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995, 2013; TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013). Além disso, este trabalho também se baseia na experiência em sala de aula na Educação Básica, especificamente em turmas do Ensino Fundamental II da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Pretende-se: (i) analisar como alguns sites e livros didáticos abordam essa temática; (ii) auxiliar no (re)conhecimento desse tipo de construção pelo aluno; (iii) explorar a identificação das semelhanças e diferenças semânticas, discursivas e pragmáticas entre os diferentes verbos que podem preencher o slot de verbo de ligação nesse tipo de construção; (iv) relacionar teoria e prática, visto que o objetivo da pesquisa é fornecer subsídios para um ensino mais eficaz, preocupado com o uso real da língua.

Palavras-chave: Construção predicativa de estado; Construção predicativa de mudança de estado; Gramática de Construções.

Palavras-chave


Construção predicativa de estado; Construção predicativa de mudança de estado; Gramática de Construções.

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