O TRABALHO TECNOLÓGICO PRESCRITO AO PROFESSOR UM PROBLEMA DESVELADO EM ÉPOCA DE PANDEMIA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre “O trabalho prescrito e o real da atividade do professor no contexto pandêmico que ocorreu no período de 2020 e 2021. A pesquisa é bibliográfica, tendo como referência a ergonomia da atividade de Yves Schwartz (2010), Bronckart (2004/2006) e Machado (2007). A ergonomia da atividade é a ciência que estuda as condições de trabalho em que está inserido o sujeito, isto é, quais condições de trabalho são adequadas para realizar o trabalho prescrito de forma eficaz. Para Bronckart (2004/2006) há um distanciamento entre o trabalho prescrito e o real da atividade, dialogando assim, com Machado(2007), a qual elenca a importância do professor receber formação continuada para realizar o trabalho prescrito, fato esse, que ficou evidente durante a pandemia, momento em que foi prescrito o trabalho tecnológico aos professores sem possuírem habilidades e condições para a realização da atividade prescrita
Palavras-chave
Educação; Trabalho prescrito e real da atividade