ABORDAGEM DO DISCURSO NA PERSPECTIVA DA BNCC: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO

Felipe de Andrade Constancio, Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal

Resumo


O livro didático de Língua Portuguesa vem se adequando às reformas do ensino desde que passou a ser uma fonte de apoio e constante consulta nas aulas de língua materna. Neste trabalho, empreende-se um olhar investigativo a respeito das intervenções que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem operando desde sua proposição, nos idos de 2017, na educação básica. A proposta ora apresentada busca mapear, no âmbito de um livro didático baseado nos moldes da BNCC, a abordagem do discurso em detrimento de um outro termo correlato – o texto. Segundo a análise empreendida, há muitas contribuições didáticas que fortalecem a noção de que uma concepção produtiva de discurso é aquela em que a linguagem assume centralidade nas atividades de uso efetivo da língua.

Palavras-chave


BNCC. Linguagem. Discurso.

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