O MEME NA PERSPECTIVA DOS JOGOS DE LINGUAGEM E DOS ESTUDOS DO HUMOR

Hellen Carla dos Santos Cesário, João Claudio Arendt

Resumo


Este trabalho objetiva analisar a construção do humor em memes, pretensão que se justifica pelo fato de que, nos últimos anos, a internet revolucionou a forma como nos comunicamos e impulsionou o surgimento de um novo tipo de linguagem. Utilizando os serviços da web em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e sites projetados para compartilhamento de informações e outros conteúdos, entre eles os humorísticos, os textos podem se espalhar rapidamente. Uma das formas de humor mais populares na internet são os memes, termo empregado para descrever um gênero textual que se utiliza da linguagem multimodal (palavra, imagem, vídeo e personagens). Faz parte da metodologia deste estudo a análise de três memes extraídos de redes sociais, com a seguinte base teórica: jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999); estudos do humor (PROPP, 1992; LINS; OLIVEIRA 2019a; 2019b); gêneros textuais (BAKHTIN [1979] 2002; 2003); e hipertexto (MARCUSCHI, 2001). Dadas as características do meme, de ser um gênero de grande potencial de circulação e significação, ele pode ser um poderoso aliado na formação de leitores críticos nos mais variados níveis de aprendizagem escolar.

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