O LAPBOOK DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DO INGLÊS COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Eliane Lima, Cláudia Cristina Ferreira

Resumo


O estudo das outras variedades do inglês, além daquelas provenientes da Inglaterra e dos Estados Unidos da América, podem contribuir para uma melhor fluência na língua alvo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver um lapbook que aborda aspectos linguístico-culturais dos países apresentados nos círculos concêntricos de Kachru. Para tanto, valemo-nos dos pressupostos teóricos do Inglês como Língua Franca – ILF (SIQUEIRA, 2020; DUBOC, 2019; JENKINS, 2018); Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 2003); Adaptação de Material Didático (LAMBERTS, 2015) e Lapbook (NEBOT, 2017; WHITTAKER, 2008). Destacamos que o produto educacional surgiu diante do problema de os nossos alunos desconhecerem as outras variedades linguísticas do inglês que não a estadunidense e a inglesa. Ressalta-se que esta é uma pesquisa de desenvolvimento de produto educacional (NASCIMENTO, 2016), com o objetivo de suprir necessidades do processo de ensino e aprendizagem com base nas demandas de estudantes brasileiros de língua inglesa em escola pública. Como resultado, constatamos que o fato de o LD de inglês do 7° ano abordar os círculos concêntricos de Kachru oportunizou o desenvolvimento de um lapbook que aborda aspectos linguísticos-culturais dos diversos países falantes do inglês de forma multimodal e significativa.

Palavras-chave


ILF. Aprendizagem Significativa. Lapbook.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page