NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: ATUAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO DE LICENCIATURA
Resumo
Este artigo tem como objetivo compor sentidos para três narrativas de professoras formadoras atuantes no curso de Licenciatura de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Interessa-nos verificar como as docentes relatam sua aproximação ao trabalho realizado no Instituto Federal, a seleção para tal cargo público e suas concepções de linguagem no curso em questão. Seguindo o entendimento da pesquisa narrativa no âmbito da formação docente, nos alinhamos à proposta de Telles (2002) para compreensão, estudo e construção de sentidos para o material documental gerado em visita do pesquisador ao campus de atuação das docentes. Partimos também dos questionamentos de Silva Júnior (2016) para compreender a oferta de cursos de Licenciatura em Letras no contexto dos Institutos Federais, o projeto pedagógico e o trabalho desenvolvido nesse cenário da educação profissional. Como encaminhamentos, atribuímos um perfil a cada docente mediante os dados narrativos e as imagens construídas no ato de vivenciar a experiência do narrar. Constatamos, ainda, nas narrativas das participantes o interesse pela proposta formativa assumida pelo IFB, a pouca atuação no ensino superior, a presença da abordagem comunicativa no planejamento dos cursos e uma ênfase na prática pedagógica dos futuros licenciandos.
Palavras-chave
Narrativas docentes; Professoras formadoras; Projeto pedagógico.