O MODERNISMO MULTIFACETADO DE JORGE DE LIMA: TRAVESSIAS DE UM POETA FOTOMONTAGISTA

José Antonio Santos de Oliveira

Resumo


A produção de Jorge de Lima configura-se multifacetada no panorama artístico do Modernismo no Brasil, ao perpassar tanto pela escrita literária quanto pelas artes visuais, a exemplo de A pintura em pânico (1943). O presente artigo pretende discutir, nessa perspectiva, como o modernismo limiano se apresenta em diversas faces, dialogando, inclusive, com as ideias produzidas por Oswald de Andrade no Manifesto Antropofágico (1928). Partindo do pressuposto de que o alagoano não somente elabora a sua obra a partir do contato direto com as Vanguardas Europeias, mas também as ressignifica por meio do seu senso criativo. Assim, trata-se de uma revisão das produções modernistas, sobretudo de um autor pouco explorado pela crítica literária no Brasil que, mesmo semelhante a artistas como Picasso e Dalí– devido às inovações e à pluralidade de suas pinturas e literaturas – ainda se encontra às margens dos estudos literários. Dessa forma, esta pesquisa – de cunho crítico-interpretativo – mostra-se relevante por mostrar uma face, de certa maneira, desconhecida de Jorge de Lima, e, principalmente, por problematizar obras significativas para compreender as inovações derivadas do Modernismo e o traço estilístico do artista alagoano. Embasaremos nossas discussões nos estudos de Friedrich (1978), Andrade (1997) e outros autores.

Palavras-chave


Fotomontagem;Jorge de Lima; Vanguardas Europeias

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