LETRAMENTO LITERÁRIO-CINEMATOGRÁFICO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO LEITORA
Resumo
Diante da necessidade de desenvolvimento de uma competência do ver (BOURDIEU, 2007), que alce o indivíduo à emancipação humana (ADORNO, 1995), este artigo propõe uma abordagem da arte cinematográfica (MODRO, 2008; NAPOLITANO, 2003) aliada a práticas de leitura literária como potencializadora de suas diretrizes estéticas e polissêmicas a partir da configuração do letramento literário (COSSON, 2009; 2018; 2022). Nesse intento, aplicaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de feição quanti-qualitativa, contemplando observação de aula in locus e coleta/processamento de dados (questionários e entrevistas), além de realização de oficinas literário-cinematográficas. Verificou-se, de modo geral, que a ação da linguagem cinematográfica sobre as atividades leitoras foi capaz de alargar os horizontes de perspectiva dos alunos, no sentido de habilitá-los a autonomia crítico-cognitiva. Assim posto, as dimensões do letramento cinematográfico podem oportunizar aos alunos experiências ricas e, culturalmente, profícuas para a constituição cidadã de sujeitos multiletrados.
Palavras-chave
Ensino literário; Letramento cinematográfico; Formação de leitores.