LETRAMENTO LITERÁRIO-CINEMATOGRÁFICO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO LEITORA

Saulo Lopes de Sousa

Resumo


Diante da necessidade de desenvolvimento de uma competência do ver (BOURDIEU, 2007), que alce o indivíduo à emancipação humana (ADORNO, 1995), este artigo propõe uma abordagem da arte cinematográfica (MODRO, 2008; NAPOLITANO, 2003) aliada a práticas de leitura literária como potencializadora de suas diretrizes estéticas e polissêmicas a partir da configuração do letramento literário (COSSON, 2009; 2018; 2022). Nesse intento, aplicaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de feição quanti-qualitativa, contemplando observação de aula in locus e coleta/processamento de dados (questionários e entrevistas), além de realização de oficinas literário-cinematográficas. Verificou-se, de modo geral, que a ação da linguagem cinematográfica sobre as atividades leitoras foi capaz de alargar os horizontes de perspectiva dos alunos, no sentido de habilitá-los a autonomia crítico-cognitiva. Assim posto, as dimensões do letramento cinematográfico podem oportunizar aos alunos experiências ricas e, culturalmente, profícuas para a constituição cidadã de sujeitos multiletrados.

Palavras-chave


Ensino literário; Letramento cinematográfico; Formação de leitores.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat