O TRATAMENTO DADO À EXPRESSÃO DE PASSADO NA COLEÇÃO DIDÁTICA PASAPORTE: O COMPLEXO TAM EM TELA
Resumo
Neste trabalho, apresentar-se-á uma análise da abordagem do fenômeno da variação linguística, no que se refere ao Complexo TAM, no uso dos tempos verbais Pretérito Perfeito Composto e Pretérito Perfeito Simples, adotado pelos autores da coleção didática Pasaporte, destinada ao ensino de Espanhol (E/LE). Objetiva-se refletir sobre como o Complexo TAM é tratado no ensino dos pretéritos supracitados e colaborar com a elaboração e avaliação de materiais didáticos de espanhol. Assim, recorreu-se aos estudos sobre a expressão de passado em Espanhol e a estudos da Sociolinguística variacionista e Educacional, tais como Labov (1978), Moreno-Fernández (2002, 2020), Gutiérrez Araus (1997) García Fernández (2006), Gómez Torrego (2002), Pontes (2012, 2014) e Castro (1996) e também aos estudos acerca da avaliação didática de Galvão e Batista (2009). Ao fim da análise, verificou-se uma abordagem superficial em relação ao complexo TAM no ensino dos pretéritos supracitados. A categoria mais desenvolvida pelos autores foi o Tempo. Já no que se refere à Modalidade e ao Aspecto, evidenciou-se que a coleção não leva em consideração as referidas categorias verbais no processo de elaboração dos livros didáticos e na explicação dos tempos do passado sob análise.
Palavras-chave
Complexo TAM. Livro Didático. Tempos do Passado.