O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA
Resumo
A era das tecnologias tem apontado para a dinamicidade de constituição semiótica dos textos, os quais requerem dos sujeitos, alfabetizados ou não, novas habilidades de leitura e escrita. Na escola, os gêneros multimodais têm colaborado para novas formas de aprendizagem da língua. Assim, objeto deste estudo é o gênero anúncio publicitário, em propostas no livro didático de LP do ensino médio, Se liga nas linguagens (2020), adotado na rede pública estadual do Piauí. O objetivo é analisar como o trabalho com esse gênero colabora para o desenvolvimento de novas habilidades de leitura e escrita. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa (MINAYO, 1994), apoiando-nos em autores que versam sobre gêneros (MARCUSCHI, 2008), na multimodalidade (CANI; COSCARELLI, 2016); (DIONÍSIO; VASCONCELOS, 2013), e outros. As análises revelaram que, apesar do gênero se constituir como objeto em propostas de atividades no livro didático, poucos comandos focalizam a multimodalidade como habilidade para o ensino da Língua.
Palavras-chave
Livro didático; Anúncio publicitário; Multimodalidade
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