A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Patrícia Maria da Silva, Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Anair Valênia

Resumo


Desde a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ensino Médio tem sido alvo de discussões sobre a integração entre conhecimento teórico e prático, e essas questões se intensificaram com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um ensino centrado em habilidades e competências, conforme estipula o documento, surgiram diversas críticas de estudiosos no cenário nacional. Diante disso, este estudo busca expor o posicionamento de alguns autores em relação às implicações das diretrizes da BNCC para o Ensino Médio. A fundamentação teórica está alicerçada em Saviani (2016), Azevedo e Damaceno (2017), Ribas (2017), Geraldi (2020), entre outros. Com base em nosso estudo, concluímos que o sucesso da BNCC depende de uma adequação crítica à realidade educacional do país, com uma visão cuidadosa sobre a necessidade de um currículo flexível e inclusivo. É importante fortalecer políticas públicas que respeitem a pluralidade de contextos escolares, para que o documento possa cumprir seu papel na promoção de uma educação realmente equitativa, com oportunidades iguais para todos.

Palavras-chave


Ensino; Políticas Públicas Educacionais; Currículo

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