O GÊNERO TIRINHA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Claudecy Campos Nunes

Resumo


Este artigo está direcionado para a temática da aprendizagem da produção textual escrita em língua portuguesa do ensino médio mediada pelo uso do gênero textual tirinha. Especificamente, objetiva a) investigar as características linguísticas e estruturais do gênero tirinha e sua relação com o desenvolvimento de competências textuais; e b) propor estratégias pedagógicas baseadas no uso de tirinhas para o ensino da produção textual escrita no ensino médio. No contexto educacional contemporâneo, o desenvolvimento de competências relacionadas à produção textual escrita constitui um dos maiores desafios enfrentados pelos docentes do ensino médio. Entre os diversos gêneros textuais, a tirinha se destaca por promover o engajamento dos estudantes e estimular competência escritora. Na realização deste trabalho, utilizamos como corpus três tirinhas de tema político-social do personagem Armandinho, de autoria de Alexandre Beck. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de Luz (2020), Marcuschi (2010), Ramos (2023), Schneuwly e Dolz (2004), Vergueiro e Ramos (2023), Vilela (2023), entre outros. Com base na sustentação teórica e nas análises do corpus, conclui-se que a utilização do gênero tirinha revela-se um recurso eficaz para apoiar a prática pedagógica do professor, desencadear ações e estimular a participação ativa dos alunos, promovendo um aprendizado eficiente.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Competência discursiva escrita; Gênero tirinha.

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