Fábulas do duplo e do erótico no cinema e na literatura

Maria Conceição Monteiro

Resumo


Tratar do tema do duplo é penetrar no reino da fantasia artística, que é produzida e determinada pelo seu contexto social e, apesar de lutar contra os limites desse mesmo contexto, não pode ser compreendida fora dele. Para examinar essa questão, selecionamos um filme e um conto — The Black Swan (2010), de Darren Aronofsky, e “On a Cold Day” (1999), de Himani Bannerji —, obras que giram em torno da fantasia de uma mulher e seu duplo. Nosso objetivo básico é analisar os procedimentos de justaposição de realidades implicados nessas narrativas, partindo de pressupostos teóricos provenientes de Freud (suas especulações sobre o estranho e o sonho), Heidegger (suas ponderações sobre a dobra), Stanley Cavell (suas reflexões sobre o cinema), Deleuze (as questões do retorno e da diferença) e Rosset (sua analítica do real e da ilusão).

 

Palavras-chave: fantasia; duplo feminino; sexualidade; desdobramento


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