JOGANDO COM CONSTRUÇÕES: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DIASSISTÊMICAS DE TRADUÇÃO PB-LIBRAS DESEMPENHADAS POR SURDOS APRENDIZES DE PBL2

Roberto Freitas Jr, Thiago Moret de Carvalho Ramos

Resumo


O estudo analisou as estratégias de tradução no par PB-LIBRAS de construções com o verbo 'jogar' por surdos usuários de PBL2. A hipótese inicial, baseada na Gramática de Construções Baseada no Uso (Goldberg, 2006; Perek, 2015; Bybee, 2016) e na Gramática de Construções Diassistêmica (Höder et al, 2012), era a de que a depender de diferentes fatores de caráter diassistêmicos presentes na representação gramatical do usuário bi/multilíngue do par Libras-PB, os indivíduos surdos apresentariam diferentes estratégias de tradução dos termos apresentados, relativos a escolhas mais ou menos convergentes de tradução, evidenciando a organização do Constructicon Multilíngue.

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