TENSÕES ENTRE IGUALDADE E DIVERSIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO MÉTODO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SURDOS

Heidi Elisabeth Baeck, Mario Jose Missagia Junior

Resumo


O presente trabalho busca, em um primeiro momento, refletir de forma crítica a respeito do debate acadêmico e educacional estabelecido em torno da educação de surdos no Brasil, o qual entendemos ser centrado no conceito de método e na suposta possibilidade de escolha do método; pretendemos investigar os limites que esta forma de compreensão do desafio representado pela educação de surdos impõe ao campo. Em um segundo momento, partindo da compreensão de que a educação de surdos se dá nas circunstâncias concretas de seu mundo, buscamos analisar os pressupostos que sustentam a proposta moderna de educação escolar inclusiva. Concluiremos fazendo ponderações a respeito das tensões e desafios que esta forma particular de organização da educação formal coloca à educação de surdos.

Palavras-chave


Educação escolar dos surdoDesafios metodológicos. Igualdade e diversidade

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