AVANÇOS NA SUPERAÇÃO DO PARADIGMA AUDISTA PELA FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMUNIDADE SURDA

Priscila Starosky, Carolina Magalhães de Pinho Ferreira, Beatriz Lopes Porto Verzolla

Resumo


Compromissadas com a Comunidade Surda, através de um trabalho dedicado à Fonoaudiologia Bilíngue, buscamos identificar avanços na superação do paradigma audista na formação em fonoaudiologia, recuperando aspectos históricos do campo fonoaudiológico em relação ao cuidado dedicado às pessoas Surdas. Perpassando as abordagens de cuidado fonoaudiológico para pessoas Surdas e suas relações com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), ressaltamos nessa trajetória a evolução do olhar sobre a pessoa Surda, sua língua e cultura. Apresentamos, também, impactos das políticas públicas nesse campo, como a presença obrigatória da disciplina de Libras na graduação, os esforços de docentes para transversalizar a Libras na formação e no cuidado fonoaudiológico a Surdos. Posteriormente, discutimos o escopo da Fonoaudiologia Bilíngue, suas conquistas e desafios, incluindo uma análise das diretrizes curriculares no que tange às necessidades das pessoas Surdas sinalizantes, considerando a ampliação da presença da modalidade visuo-espacial da linguagem nas competências desenvolvidas na formação visando as ciências fonoaudiológicas de forma ampla, em seus diversos campos de atuação. Destacamos a necessidade de a fonoaudiologia garantir acesso oportuno à Libras, evitando a privação linguística de pessoas Surdas, ressaltando a urgência de ações concretas baseadas nas políticas públicas bilíngues integradas entre saúde e educação já existentes.

Palavras-chave


Fonoaudiologia; Surdos; Transversalidade

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