A NOÇÃO DE "REINSTANCIAÇÃO INTERMODAL" PARA COMPREENSÃO DA INTERFACE ENTRE LIBRAS E PORTUGUÊS ESCRITO PELA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL

OSILENE MARIA DE SA E SILVA CRUZ, Orlando Vian Junior

Resumo


Neste texto, são adotados os princípios teóricos de (i) instanciação, (ii) de contexto de cultura (gênero) e de (iii) contexto de situação (registro) da Linguística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday (1978, 1985), Halliday e Hasan (1989) e Halliday e Matthiessen (2014) e alguns de seus aspectos sobre instanciação, ampliados por Martin (2008a, 2008b, 2009), são revisitados, tendo em perspectiva a Libras e sua relação com o Português Escrito. Utilizando uma metodologia qualitativa no campo da Linguística Aplicada (Dörnyei, 2007), discutimos uma interação entre aluno surdo e professora (ouvinte e proficiente em Libras) em uma sessão de orientação no âmbito de um programa de graduação, em que o aluno reinstancia o seu projeto em Libras, com base no texto em PE, para explicitá-lo para a professora e como ambos discutem os aspectos do projeto de pesquisa acadêmico. Observou-se que, mesmo sendo usuário de Libras e pertencente ao contexto acadêmico, o aluno não explicita todos os registros próprios do contexto acadêmico. Dessa realidade, emerge a noção de “reinstanciação intermodal", apresentada e discutida no texto, além da importância do contexto (de cultura e de situação), no sentido de tornar o aluno surdo proficiente em Libras e em Português Escrito no contexto acadêmico.
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais/Libras, Português Escrito, Reinstanciação intermodal.

Palavras-chave


Língua Brasileira de Sinais/Libras, Português Escrito, Reinstanciação intermodal.

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