A PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é realizar um levantamento de Teses e Dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos últimos dezesseis anos [2008-2024], nas quais os pesquisadores conceituam a pedagogia visual e/ou a visualidade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica (PRODANOV; FREITAS, 2013) para atender às intenções investigativas. Como aporte metodológico de análise, adotou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Teoricamente, ancorou-se em autores como: Fernandes (2024), Campello (2007; 2008); Faria-Nascimento e Costa (2014). Os resultados indicam ser fundamental a adoção da pedagogia visual nas estratégias e práticas pedagógicas na educação bilíngue de surdos.

Palavras-chave


Pedagogia visual. Visualidade. Educação bilíngue de surdos.

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