A relação entre línguas na escolarização de surdos: bilinguismo e bilingualidade
Resumo
As línguas de sinais exercem um papel fundamental na comunidade surda. Quando o foco é a educação e as novas propostas de educação bilíngue para surdos (Brasil 14.191/2021). Pensar na condição de entrada dessas línguas no espaço escolar é um desafio. Este trabalho vem discutir como conceitos de bilinguismo (Weinreich,1953; Macnamara,1967; Maher (2007), bilingualidade (Savedra (2009) os domínios do bilinguismo escolar (Vitor, 2016, Megale,2022) e o bilinguismo para surdos ( Quadros,2005; Müller e Karnopp, 2017; Silva, 2018), pois compreende-se aqui que toda implementação precisa ser baseada na compreensão de alguns conceitos que servirão de base. Assim, estruturamos esse artigo como uma forma de revisão dos elementos, isto é uma pesquisa bibliográfica ( Severino, 2007), que podem ser tornar essenciais na construção de uma proposta de educação bilíngue para surdos levando em conta o papel e funções que as duas línguas tendem a desempenhar e a relação delas com os sujeitos educandos. Trata-se de recorte de pesquisa sobre o tema da relação de contato entre as língua de sinais e língua portuguesa na escola focando na discussão teórico-conceitual da composição de uma educação bilíngue para surdos.
Palavras-chave
Lingua de Sinais, Bilinguismo Bilingualidade
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