O funcionamento das perguntas semirretóricas de construção in situ no discurso de sala de aula

José Carlos Lima dos Santos

Resumo


Neste estudo, seguindo a perspectiva textual-interativa, pretendo mostrar que as construções in situ na função de semirretóricas exercem atividades tópicas e interativas no discurso de sala de aula. As perguntas, quanto ao funcionamento discursivo, seguem uma trajetória de gramaticalização: plena, F1 pergunta e F2 responde; semirretórica, F1 pergunta e F1 responde, e retórica F1 pergunta. Por sua multifuncionalidade, as perguntas exercem grande importância na estruturação do discurso, uma vez que servem para introduzir, mudar, retomar e desenvolver o tópico discursivo. Perguntas semirretóricas e retóricas exercem, primordialmente, funções de desenvolvimento tópico pelo fato de o locutor não esperar a resposta do ouvinte. Foi verificado, em dados de sala de aula, analisados por métodos qualitativo e quantitativo, os quais são tomados, nesta pesquisa, como complementares, que as perguntas semirretóricas, quanto ao funcionamento discursivo nas construções in situ, funcionam como estratégias interativas e de sequenciamento tópico do professor em relação ao aluno.


Palavras-chave


pergunta; tópico discursivo; discurso de sala de aula

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat