A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções

Glória Pinotti Assumpção

Resumo


Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos.  Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes.  No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas.


Palavras-chave


Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares.

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