REFLEXÕES SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TIC A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Silvio Nunes da Silva Júnior

Resumo


Este estudo propõe uma reflexão sobre as tecnologias, o ensino e a aprendizagem na escola contemporânea, objetivando apresentar os desafios e avanços dados pela educação em busca de uma formação de professores aptos a utilizarem as tecnologias em suas práticas pedagógicas na sala de aula de língua portuguesa. Focalizando na formação do professor de língua portuguesa, propomos uma articulação entre as teorias que discutem as tecnologias educacionais com as de letramento e letramento digital. No plano metodológico, partimos de uma pesquisa qualitativa, a qual nos propiciou desenvolver uma análise interpretativista em narrativas autobiográficas escritas por professores de língua portuguesa de escolas públicas de Alagoas. Nela, identificamos que a escola pública precisa caminhar cada vez mais em busca do letramento digital de professores e alunos, isso por meio de atitudes de valorização da formação docente, o que pode estimular o desenvolvimento de práticas de ensino mais atrativas que possibilitem a obtenção de resultados mais satisfatórios no tocante ao desempenho dos alunos e no processo motivacional do professor.

Palavras-chave


Escola Contemporânea. Práticas Pedagógicas. Processo

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page