EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.

Rogério Teixeira de Oliveira, Marcia Cristina Rodrigues Cova, Levy Freitas de Lemos

Resumo


O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page