SERVIDÃO E PAUPERIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE DOCENTE

Ingrid Jardim de Azeredo Souza Oliveira, Charle Ferreira Paz, Claudio Roberto Quaresma Machado, Edna Inácio da Silva e Silva, José Tadeu Madeira de Oliveira

Resumo


O estudo propõe pensar a educação brasileira, com foco na saúde do docente e nos rumos da sociedade contemporânea. Os avanços tecnológicos impõem transformações cujos efeitos impactam de modo superlativo nas relações de trabalho. O estudo objetivou investigar os aspectos da servidão e pauperização do trabalho docente, com reflexo em toda classe trabalhadora. Buscou-se evidenciar uma “questão social” como resultante da ânsia pela acumulação capitalista, culminando na servidão e precarização do trabalho. A metodologia ancorou-se em recursos comuns à pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico. A coleta dos dados se realizou por buscas de periódicos na área de Educação no Google Acadêmico e no portal de periódicos da CAPES, entre os anos de 2019 e 2022. Para interpretação dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo, com base histórico-cultural a partir de informações obtidas através de estudos de alguns autores envolvidos com a temática. Focou-se em entender a precarização docente, em face ao debate da construção do ser social, da saúde do trabalhador, do papel dos sindicatos, assim como do surgimento das novas classes de trabalhadores. Observou-se a lógica capitalista moderna e seus impactos diretos no adoecimento docente, seja no campo físico, mental e/ou social.

Palavras-chave


Servidão; pauperização; doença

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