AS ATAS COMO ARTEFATOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Nos rastros do conceito de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 33, e157950, 2017.
BORTOLAZZO, Sandro. Os usos do conceito de pedagogias culturais para além dos oceanos: uma análise do contexto Brasil e Austrália. Momento: Diálogos em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 315–336, jan./abr., 2020.
CAMOZZATO, Viviane C. Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender. Em Aberto. Brasília, v. 31, n. 101, p. 107-119, 2018.
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. As atas de reuniões enquanto fontes para a história da educação: pautando a discussão a partir de um estudo de caso. Educação Unisinos, v. 11, n. 2, p. 103-110, 2007.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2008.
GOOGLE. A Pedagogia é a ciência que estuda a educação... Google, 2025. Disponível em: https://www.google.com/search?q=pedagogia&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR972BR972&oq=pedagogia&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyEQgAEEUYORhDGLEDGIAEGIoFMgwIARAuGEMYgAQYigUyBggCEEUYOzIMCAMQABhDGIAEGIoFMgwIBBAAGEMYgAQYigUyCggFEC4YsQMYgAQyBwgGEAAYgAQyCggHEAAYsQMYgAQyDQgIEC4YrwEYxwEYgAQyBwgJEAAYjwLSAQgyNjQxajBqOagCALACAQ&sourceid=chrome&ie=UTF-8 Acesso em: 24 fev. 2025.
LOURO, Guacira Lopes. Conhecer, pesquisar e escrever. Educação, Sociedade & Culturas, nº 25, Porto Alegre, p. 235-245, 2007.
MAKNAMARA, Marlécio. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 2, jun. 2020.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisas pós-críticas ou sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 17-24.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Rev. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 04-21, 2001.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.