A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa

Fernanda de Cássia Brigolla, Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo


O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos.


Palavras-chave


Educação; Livro Didático; Gênero Feminino

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