APROXIMAÇÕES ENTRE OS EXERGAMES E OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Jane Kelli Ribeiro Gonçalves, Joanan Ribeiro dos Santos, Priscila Silva Alves Mota

Resumo


Os conteúdos da educação física escolar podem ter como ferramenta pedagógica os exergames. Essa possibilidade deve ser entendida como uma forma diferente de praticar atividades físicas nas escolas e proporcionar o alcance das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos. Diante desta perspectiva, com utilização da literatura pertinente, surge o objetivo de refletir sobre as aproximações dos exergames com os conteúdos da educação física escolar. A culminância deste estudo foi sobre a utilização dos exergames nos diferentes segmentos de ensino na educação básica. Em suma, por meio do misto entre o videogame e os exercícios físicos uma nova maneira de desenvolver os diferentes fatores psicomotores e todo o conjunto de habilidades motoras associadas aos jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas, trará uma ampla vivência da cultura corporal dos movimentos e a possibilidade de discutir conteúdos relacionados ao bloco conhecimento sobre o corpo. Ou seja, a tecnologia, considerada vilã no que tange o combate ao sedentarismo, passa a ser uma preciosa ferramenta pedagógica, que de forma lúdica e divertida pode auxiliar o desenvolvimento dos conteúdos.

Texto completo:

PDF Remoto


Locations of visitors to this page