O USO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES NO CUIDADO À CRIANÇA AUTISTA

VIVIANE MELO SOUZA

Resumo


Introdução: Por meio da puericultura que observamos o desenvolvimento da criança, onde passamos a observar os primeiros sinais do transtorno de desenvolvimento, fator este que afeta a interação, comunicação e comportamento do indivíduo. Como um dos transtornos de desenvolvimento podemos citar o Autismo, onde segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Método: Trata-se de um estudo do tipo Revisão integrativa de abordagem qualitativa que visa analisar o uso das terapias complementares, onde ajuda na complementação do tratamento clínico, sendo algumas citadas como, equoterapia, dançaterapia, musicoterapia e oxigenoterapia hiperbárica, no cuidado à criança autista, no intuito de demonstrar como elas contribuem positivamente no tratamento dessas crianças, nas áreas de comunicação e no convívio social. Resultados: Emergiram dois eixos temáticos, onde denota-se o conhecimento da equipe de saúde e da família na assistência ao autista: as terapias complementares mais utilizadas e o efeito das terapias complementares no tratamento da criança autista. Conclusão: Concluímos que apesar das pessoas terem poucas informações sobre estes tipos de terapias e ser de custo benefício pouco acessível, as terapias têm ótimos resultados, melhorando o humor, coordenação motora, comunicação com o meio ambiente e social e até na alimentação e higiene pessoal, porém ainda há tamanha escassez sobre o assunto, fazendo-se necessário mais estudos relacionados à temática.

Palavras-chave


Terapias complementares; autismo; enfermagem; cuidados de enfermagem

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