Evolução da Indústria Automobilística Brasileira – uma Análise entre o Determinismo e o Voluntarismo Organizacional

Murilo de Alencar Souza Oliveira, Mehran Ramezanali

Resumo


Este estudo objetivou identificar aspectos da evolução histórica da indústria automotiva nacional e as variações ocorridas referentes à sua natureza e estruturação em relação ao ambiente, a partir dos movimentos e ações no nível macroorganizacional. Justifica-se o setor automotivo como objeto de estudo em face de seu dinamismo, competitividade e relevância nacional. Trata-se de estudo qualitativo, longitudinal, teórico-descritivo com uso de pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos pressupostos determinista e voluntarista nas 4 visões organizacionais constantes do modelo metateórico de Astley e Van de Ven (1983). Conclui-se que a evolução do setor pode ser caracterizada em 3 grandes eras (implantação e desenvolvimento do setor; competição interna em um mercado protegido; e, competição globalizada) e 6 diferentes momentos das visões organizacionais: 1) até 1960 - Sistêmico-Estrutural; 2) década de 1960 - Escolha Estratégica no nível micro e Seleção Natural no nível macro; 3) décadas de 1970 e 1980 - Ação Coletiva; 4) início anos 1990 - Seleção Natural; 5) meados da década de 1990 –Ação Coletiva; e, 6) anos de 2000 - Escolha Estratégica. As perspectivas determinista e voluntarista não são excludentes, mas necessárias em conjunto para avaliação dinâmica das interações organizacionais.


Palavras-chave


Indústria Automobilística; Competitividade; Análise Macro Organizacional.

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