ESTUDO DE CASO DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO OESTE DOS CORREIOS
Resumo
Este estudo visa analisar a gestão logística de suprimentos para as unidades de pronto atendimento dos Correios, levantando conceitos de logística, administração de materiais, gestão de estoques, armazenagem, identificando atividades de uma gestão voltada para o processo de suprimento de produtos e materiais com rapidez, competência e responsabilidade. Os métodos utilizados foram a pesquisa descritiva, pesquisa documental e aplicação de questionário a um grupo de dez gestores do centro de distribuição oeste dos Correios. Com a análise da pesquisa verificou-se que há falta de produtos para suprir às unidades de atendimento ao público e que a burocracia e a demora no processo de compras por meio de Licitação são os principais problemas apontados na pesquisa de campo. Para que a logística possa oferecer resultados positivos à empresa é preciso avaliar a cadeia de suprimentos e fazer gestão eficaz desse ciclo de suprimentos, sobretudo no processo de aquisição de materiais e produtos onde envolve licitação e burocracia.