A influência das postagens em sites de redes sociais por parte de candidatos no processo seletivo empresarial

Alberto Carlos Teixeira Alvarães, Luciane Jasmin

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar reflexões a respeito do quanto as postagens em sites de redes sociais podem influenciar no processo de seleção de pessoas pelas empresas. Tal motivação se deu a partir do crescimento dos debates ao redor das possibilidades da análise de candidatos neste processo a partir de seu comportamento nas postagens neste tipo de sites. Para tanto, foi desenvolvida uma fundamentação teórica acerca do novo contexto cultural no qual estão as redes sociais em sites e as relações interpessoais inerentes a estas. Em seguida, há a apresentação de alguns conceitos fundamentais e necessários acerca deste tipo de sites. Como sustentação teórica na possibilidade da análise destas postagens pelas empresas, são apresentados argumentos a partir das possibilidades que oferecem o método da análise do discurso. No desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia reflexiva por ser um método empírico e de natureza interpretativa. Nas considerações finais são apresentadas reflexões as quais conduzem para o entendimento de que a análise do discurso presente nas postagens em sites de redes sociais pode ser equivalente às análises tradicionais em relacionamentos diretos por serem esses sites apenas uma outra forma de expressão humana.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page