VIOLÊNCIA NA ESCOLA: O PAPEL DO GESTOR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR

Ana Paula Ferraz, Erika Souza Leme

Resumo


A violência na sociedade contemporânea é subjetiva e objetiva e invade a vida de todos, interferindo nos planos, ações e nas escolhas feitas pela gestão escolar. É um desafio social que se desenrola na escola e, como tal, precisa ser considerado por seus membros. Nesta perspectiva, nós refletimos sobre a escola relacionados aos desafios da vida social, isto é, não negamos os conflitos pessoais e sociais e, sim, reconhecemos a urgência de lidar com esses aspectos da vida no bojo do cotidiano escolar, por meio da reflexão sobre os Direitos Humanos (DUDH, 1948), no que diz respeito à garantia e à defesa dos direitos sociais, do respeito e da tolerância, utilizando metodologias participativas e de construção coletiva. Assim, neste trabalho, nós questionamos a violência na Escola Municipal Antenor Nascentes, no Rio de Janeiro, e do papel do gestor educacional, a fim de desnudar conflitos que ocorrem na escola, bem como sinalizar as possibilidades legalmente intituídas, possibilitando uma reflexão entre os pares para o enfrentamento da violência nas escolas.

Palavras-chave


Violência, Cotidiano Escolar, Direitos Humanos.

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