Foco e Escopo
A Recôncavo - Revista de História da UNIABEU tem como objetivo principal contribuir para a expansão da experiência historiográfica. Neste sentido, o periódico apresentará entre espaços centrais e periféricos do discurso historiográfico um caminho possível entre ambos. Transversalizar diferentes campos e dessa maneira abrir o canal de troca de experiências e aprendizado entre pesquisadores, professores e alunos.
Fundado em uma instituição privada de ensino localizada na Baixada Fluminense, o periódico terá uma missão importante. Esta que longe de ficar à margem das necessidades ainda correntes de uma região fértil como a Baixada, contribuirá para a pluralidade de uma historiografia que serve a todos.
Assim, a Recôncavo objetiva não somente o acesso ao circuito acadêmico de pesquisas e reflexões geridas no âmbito da Baixada, como atuar de maneira profícua nos diversos campos da História.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Recôncavo adota processo de avaliação por especialistas (peer review). Os artigos submetidos à revista, sem a identificação de autoria, serão avaliados por consultores da respectiva área de conhecimento, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, um terceiro parecerista será convocado.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ética da Publicação
A revista Recôncavo está comprometida em manter os mais altos padrões de ética em publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer irregularidades.
Todos os autores, ao enviar seus trabalhos para a revista para publicação como artigos originais, atestam que os trabalhos apresentados representam contribuições de seus autores e não consistem em plágio no todo ou em parte, de outras obras.
A revista está comprometida com uma avaliação justa ao submeter todos os trabalhos enviados a uma avaliação cega por pares.
Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser relatados diretamente à Editora-Chefe, que assume o compromisso de fornecer soluções rápidas.