TEMPO E NARRATIVAS DA SOLIDÃO: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DA LEITORA E ALFABETIZADORA AURÉLIA DE SOUZA BRAGA

Kátia Maria Soares

Resumo


Este artigo discorre sobre a história de vida de uma alfabetizadora da Baixada Fluminense, Aurélia de Souza Braga (1909-1995) e focaliza as leituras literárias como entradas para sua história de formação como leitora e professora, também promotora da cultura escrita e literária. Também busca entender como a Professora formou-se e de que maneiras isto pode aparecer nas memórias da escola que ela criou em 1935. Outra fonte utilizada constitui-se do conjunto das narrativas dos ex-alunos da Alfabetizadora. Pelos depoimentos dos antigos moradores da Solidão – lugarejo no qual Aurélia iniciou seu trabalho de alfabetização e sua vida profissional em Belford Roxo –, este texto observa as apropriações de leituras nessa escola. Para tal, também toma como fontes dois livros de poesias e textos sobre a Escola, escritos pelos alunos na Igreja do Sagrado sede do trabalho da escola.
Palavras-chave: Baixada Fluminense; Formação de Leitor; História da Educação.

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