TEMPO E NARRATIVAS DA SOLIDÃO: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DA LEITORA E ALFABETIZADORA AURÉLIA DE SOUZA BRAGA

Kátia Maria Soares

Resumo


Este artigo discorre sobre a história de vida de uma alfabetizadora da Baixada Fluminense, Aurélia de Souza Braga (1909-1995) e focaliza as leituras literárias como entradas para sua história de formação como leitora e professora, também promotora da cultura escrita e literária. Também busca entender como a Professora formou-se e de que maneiras isto pode aparecer nas memórias da escola que ela criou em 1935. Outra fonte utilizada constitui-se do conjunto das narrativas dos ex-alunos da Alfabetizadora. Pelos depoimentos dos antigos moradores da Solidão – lugarejo no qual Aurélia iniciou seu trabalho de alfabetização e sua vida profissional em Belford Roxo –, este texto observa as apropriações de leituras nessa escola. Para tal, também toma como fontes dois livros de poesias e textos sobre a Escola, escritos pelos alunos na Igreja do Sagrado sede do trabalho da escola.
Palavras-chave: Baixada Fluminense; Formação de Leitor; História da Educação.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat