O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM IGUASSÚ NO SÉCULO XIX- AS AULAS RÉGIAS (1808-1837)

Jordania Rocha de Queiroz Guedes

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória de professores régios de primeiras letras nas Freguesias de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora do Pilar, ambas na região hoje conhecida por Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Após a expulsão dos jesuítas de todo o império Português foi necessária à reorganização do ensino oficial público que não foi realizado de forma homogênea. As fontes utilizadas para este trabalho estão sob a guarda do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e são compostas por requerimentos de candidatos à profissão docente, requerimentos de professores em exercício, substituição de docentes e atestados de boa conduta elaborados pela Igreja local. O sistema de aulas régias oficialmente permaneceu no Brasil até o ano de 1822 quando foi denominado por aulas públicas. Na documentação aqui apresentada encontramos registros de permanência desta prática em terras iguassuanas após o ano de 1833 quando é decretada a municipalidade de Iguassú e após 1837 quando é encontrado o registro da primeira escola pública de primeiras letras para meninos na localidade. Na perspectiva de Norbert Elias acerca dos processos civilizatórios, trabalharemos na tentativa de compreender a trajetória destas escolas e docentes no Recôncavo da Guanabara neste período histórico estabelecido.




PALAVRAS CHAVE: Aulas Régias; Instituições escolares; Escolarização; Iguassú.

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