MUSEU VIVO DO SÃO BENTO, ESCRITA E MILITÂNCIA: PROJETOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA AFRO BRASILEIRA NA BAIXADA FLUMINENSE
Resumo
Esse estudo tem por objetivo apresentar como a produção do conhecimento na Baixada Fluminense está fortemente relacionada as disputas sobre a memória e a história na região. Esse movimento de produção acadêmica permite entender como os registros de conhecimento suscitaram a formação de grupos com interesses em comum, promovendo e forjando diferentes projetos, que buscavam a legitimidade sobre o discurso da memória e da história. Pensar as relações entre história, memória permite entender o papel do historiador no processo constante de patrimonialização e monumentalização de bens materiais e imateriais que emergem socialmente.
Portanto, analiso como as escritas e as práticas patrimoniais impactam ou são impactadas diante de mudanças nas temáticas nacionais e políticas públicas, bem como na confluência ou no conflito com movimentos internos. Identificando como a temática das culturas afro brasileiras está se configurando como uma bandeira de produção de conhecimento, em especial, no campo da Educação, na cidade de Duque de Caxias.
Portanto, analiso como as escritas e as práticas patrimoniais impactam ou são impactadas diante de mudanças nas temáticas nacionais e políticas públicas, bem como na confluência ou no conflito com movimentos internos. Identificando como a temática das culturas afro brasileiras está se configurando como uma bandeira de produção de conhecimento, em especial, no campo da Educação, na cidade de Duque de Caxias.