CANDOMBLÉ BANTU: AS QUATRO RAÍZES BAIANAS E PERSPECTIVAS DE CASAS PIONEIRAS NA BAIXADA FLUMINENSE.

Jeusamir Alves Silva

Resumo


RESUMO
A finalidade deste artigo é informar o resultado de pesquisas realizadas, quanto ao nascedouro do Candomblé Bantu. Para tal, fez-se necessária discutir a primazia das quatro raízes baianas, Tumbensi; Bate-Folha; Tumba Junsara; e Goméia tidas como pioneiras do Candomblé Bantu. No tratamento deste assunto extremamente polêmico, buscou-se utilizar como metodologia, além de pesquisas de campo e utilização das redes sociais, uma roda de conversa entre pesquisadores século XX e XXI e sacerdotes de origem Bantu envolvidos com a temática. O resultado foi a apropriação de referenciais teóricos e depoimentos da oralidade, que apontaram para a chegada e permanência dos Bantu na mesma época em várias outras regiões do Brasil, com perspectivas de terem construído suas próprias raízes, antes, ou na mesma época daquelas fundadas no estado baiano. Fizeram-se presentes: NINA RODRIGUES (1900), RAMOS (1934), MAIA (1961, CARNEIRO (1982), PRANDI (1991), MOTT (1997), SCÍSCÍNIO (1997) LOPES (2003), ADOLFO (2010), BEZERRA (2011), GAMA (2011) ÂNGELO (2013), MENDES, (2014), e outros. Bem como: PAIS e MÃES de SANTO do Candomblé Bantu.
Palavras chave: Candomblé Bantu. Raízes Baianas. Terreiros. Baixada Fluminense.

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