INTERDISCIPLINARIDADE: UM OLHAR SOBRE SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA .
Resumo
RESUMO
Este artigo é resultado de um estudo desenvolvido com alunos do 7° período do curso de Licenciatura em História, quando da investigação sobre práticas interdisciplinares em escolas da educação básica. A problemática emergiu a partir das discussões teóricas realizadas em aula e das experiências vividas, pelos alunos, nos estágios supervisionados, onde presenciaram os desafios enfrentados pelos professores para a implementação de projetos interdisciplinares. O estudo teórico valeu-se da contribuição de estudiosos que tratam acerca da Interdisciplinaridade no âmbito da Educação e revela um conceito, e uma prática interdisciplinar que, aplicado como metodologia de ensino, é capaz de desvelar a complexidade presente em situações reais vividas pelos alunos em seus diferentes contextos. Destaca também, outro aspecto a considerar quando da adoção da metodologia, que é o de que o pensamento interdisciplinar deve anteceder a ação. Esse aspecto demanda, por parte do professor, um novo olhar sobre a disciplina que ministra, percebendo possíveis interconexões com conhecimentos e competências presentes em outras áreas.