Dossiê: Literatura para crianças e jovens: perspectivas teóricas e práticas Organizadoras: Regina Michelli e Flávia Côrtes (UERJ) Beatriz dos Santos Feres, Gisele Eckhardt (UFF) e Anabel Medeiros Azerêdo de Paula (UFF) Refletir criticamente sobre a literatura potencialmente direcionada a crianças e jovens permite alargar o olhar a diversas questões. Partindo da produção para esse público, há uma gama variada de obras de qualidade artística produzidas, cuja elaboração estética pode ser observada nos textos verbais, nas ilustrações, na produção gráfica, na hipermidiática, nos suportes. Os textos, por sua vez, perspectivam diferentes gêneros literários e discursivos, também em variadas linguagens, bem como temas que permitem focalizar questões identitárias e de diversidades, temas fraturantes ou tabus, narrativas de medo etc. Além disso, pensar a circulação dessas obras implica refletir sobre o mercado editorial, as propostas governamentais, as mediações na formação de leitores literários e de práticas leitoras, o papel da escola, da livraria, da biblioteca e de outros fóruns por onde circula a literatura infantil/juvenil, bem como a censura que atualmente atinge as obras potencialmente destinadas à infância e juventude. Assim, este dossiê pretende reunir investigações acerca não só da elaboração e das temáticas dessas obras, mas também acerca de sua circulação na sociedade, com todos os problemas e estratégias que envolvem esses processos. Com isso, a publicação espera contribuir para as pesquisas no âmbito teórico e prático que envolve a Literatura Infantil/Juvenil. Dossier> Literature for children and young people:theoretical and practical perspectives Organizers: Regina Michelli e Flávia Côrtes (UERJ) Beatriz dos Santos Feres, Gisele Eckhardt (UFF) e Anabel Medeiros Azerêdo de Paula (UFF) Reflecting on literature potentially aimed at children and young people allows us to broaden our perspective on several issues. Starting from the production for this audience, there is a wide range of works of artistic quality produced, whose aesthetic elaboration can be observed in verbal texts, illustrations, graphic production, hypermedia, in supports. The texts, in turn, focus on different literary and discursive genres, also in different languages, as well as themes that allow focusing on identity and diversity issues, fractured themes or taboos, fear narratives, etc. In addition, thinking about the circulation of these works implies reflecting on the publishing market, government proposals, mediations in the formation of literary readers and reading practices, the role of the school, the bookstore, the library and other forums where literature circulates children/youth, as well as the censorship that currently affects works potentially destined to childhood and youth. Thus, this dossier intends to gather investigations about not only the elaboration and themes of these works, but also about their circulation in society, with all the problems and strategies that involve these processes. Thus, the publication hopes to contribute to research in the theoretical and practical scope that involves Children's/Youth Literature. |