Pesquisas brasileiras sobre surdez: discussões contemporâneas Organização: Roberto de Freitas Junior (UFRJ), Glauber de Souza Lemos(INES/UFRJ), Valeria Fernandes Nunes (UFRJ) No Brasil, com as leis e os decretos nacionais 10.098/2000, 10.436/2002, 5.626/2005, 6.949/2009, 12.319/2010, 13.005/2014, 13.146/2015, 14.191/2021 e 14.704/2023, as comunidades surdas brasileiras passaram a ter garantidos direitos sociais, de saúde, educacionais e linguísticos. Destes, destacam-se alguns, como o acesso à Libras em áreas, como a educação; o ensino do português como segunda língua (L2); a garantia de educação bilíngue; o atendimento educacional bilíngue especializado ; a acessibilidade em tecnologias assistivas e em redes de comunicação; a obrigatoriedade de tradutores e intérpretes de Libras e guia-intérpretes para surdocegos; a oferta de materiais didáticos bilíngues e tradução de textos em Libras; a ampliação de mediação para o atendimento de familiares e o fomento de produção da arte, cultura e literatura surda. Tais conquistas representam, portanto, um projeto institucional, com ganhos nacionais e o estabelecimento, entre outros aspectos, de uma política linguística e educacional, voltada às comunidades surdas brasileiras. Por sorte, os avanços permanecem e são observados em diversas áreas, como na educação, nos estudos de tradução e interpretação, na descrição linguística, nas literaturas e nas artes em geral. O presente volume da Revista E-scrita busca reunir publicações referentes às pesquisas que evidenciem esses avanços, assim como, que revelem espaços a serem conquistados. O volume visa, portanto, ao fomento da reflexão sobre questões diversas, como aquelas ligadas diretamente à Libras e às línguas de sinais brasileiras, buscando fornecer subsídios para o desenvolvimento e conquistas de novos espaços de discussões, estudos e críticas na área da surdez. Data limite: 20 de junho de 2025. Brazilian research on deafness: contemporary discussions In Brazil, with the 10.098/2000, 10.436/2002, 5.626/2005, 6.949/2009, 12.319/2010, 13.005/2014, 13.146/2015, 14.191/2021 and 14.704/2023 national laws, Brazilian deaf communities began to have social, health, educational and linguistic rights guaranteed. Some of these stand out, such as access to Libras in areas such as education; the teaching of Portuguese as a second language (L2); the guarantee of bilingual education; specialized bilingual educational services; accessibility in assistive technologies and communication networks; the mandatory presence of Libras translators and interpreters and guide-interpreters for the deaf-blind; the provision of bilingual teaching materials and translation of texts into Libras; the expansion of mediation for family support; and the promotion of the production of deaf art, culture, and literature. These achievements therefore represent an institutional project, with national gains and the establishment, among other aspects, of a linguistic and educational policy aimed at Brazilian deaf communities. Fortunately, advances continue and can be observed in several areas, such as education, translation and interpretation studies, linguistic description, literature, and the arts in general. This volume of the E-scrita Journal seeks to bring together publications related to research that demonstrate these advances, as well as that reveal spaces to be conquered. The volume therefore aims to promote reflection on various issues, such as those directly related to Libras and Brazilian sign languages, seeking to provide support for the development and conquest of new spaces for discussion, study, and criticism in the deafness field. Deadline: June 20th 2025. |