A CIDADE NA NOTÍCIA: ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROJETO ENTRETEXTOS

Mônica Silva Cruz, Ilza Galvão Cutrim, Camila Nascimento Lima, Thayslanne Baldez Silva

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões sobre atividades de leitura e produção textual desenlvolvidas por alunos do projeto de extensão “Entretextos”, do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. O Entretextos desenvolve oficinas de leitura e produção textual junto a alunos da rede pública de ensino e tem como objetivo abordar a linguagem como interação social, como processo de interlocução entre sujeitos situados histórica e culturalmente, buscando, dessa maneira, fortalecer o interesse dos alunos pela prática da leitura e produção textual. As reflexões aqui apresentadas resultam de atividades acerca do gênero notícia, aplicadas a uma turma formada por alunos de séries variadas cujas aulas são ministradas nas dependências da UFMA. Metodologicamente são analisados três textos produzidos por esses cursistas. A atividade nos permite afirmar que quanto mais próxima da realidade dos alunos for a atividade de textualização maior o envolvimento dos aprendizes. Percebemos ainda que eles têm dificuldade em desenvolver o gênero notícia, porque estão presos à “redação”, estrutura tradicionalmente exigida pela escola. 


Palavras-chave


Texto; Notícia; Jornal;

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page