Artimanhas Léxico-semântico e morfossintático-estilísticas em “Lis no peito”, de Jorge Miguel Marinho: um pequeno painel

Anete Mariza Torres Di Gregorio

Resumo


Este artigo objetiva, especificamente, instigar a reflexão do professor/aluno-leitor sobre as relações de sentido (de oposição e de equivalência) entre palavras, (às vezes, entre construções gramaticais) e efeitos de sentido gerados no contexto, a fim de conhecer melhor o sistema linguístico. Para tal, elege-se como corpus da pesquisa a obra literária contemporânea Lis no peito: um livro que pede perdão, de Jorge Miguel Marinho, campo privilegiado da aquisição da linguagem expressiva.  A abordagem de tais estratégias léxico-semântico e morfossintático-estilísticas atende à premente necessidade de se (re)ver, no Ensino Médio, aspectos ligados à Semântica, que, em geral, correm à margem da aprendizagem da língua materna, realizando-se de forma superficial e, meramente, mecanicista.

Palavras-chave: Antonímia. Sinonímia. Leitura. Gênero literário.


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