Traços memoriais Mbyá-Guarani na atual arte cerâmica: uma resistência patrimonial

Franklin da Silva Alonso

Resumo


O presente trabalho responde a uma pesquisa condizente a minha vivência de pesquisador em uma aldeia Mbyá-Guarani na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Com aportes buscados na historiografia cerâmica desse grupo, esta ação vem sendo realizada desde o ano passado, configurando-se como um levantamento de dados etnológicos tanto pré-cabralinos quanto históricos focados sobre essa materialidade. Da mesma forma, a pesquisa não se restringe a conhecer apenas a morfologia desses objetos, mas reconhecendo a atual escassez de sua prática entre os Mbyá, procura recuperar tal ocorrência memorial por meio de atividades artístico-pedagógicas junto às suas crianças. Entretanto, se admite também que existem indícios de que, por suas crenças, ainda existe mostras de que o elemento cerâmico permanece sendo muito importante para esse povo. Portanto, por meio como os da pesquisa-ação e do método de Célestin Freinet, se busca apontar oportunidades de revitalizar dentro de sua sociedade essa memória da prática de construção esquecida.


Palavras-chave


Cerâmica; Mbyá-Guarani; arte-educação

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